Se você precisa de tempo para pensar, não precisa dizer não. Diga perguntas!

Quando a gente fala que precisa proteger o tempo, muitas vezes isso parece significar que precisamos dizer não para tudo. Enquanto isso pode ser sim uma das opções, normalmente pode significar que estamos simplesmente trazendo a ansiedade para jogar conosco.

Imagina que você recebe uma demanda para trabalhar. Neste exato momento você não tem tempo para trabalhar nesta demanda. A resposta claramente deve ser não, certo? No meu modelo mental, errado. Explico.

Quando eu recebo uma demanda para trabalhar, eu faço um conjunto de perguntas, internamente. E conforme o meu grau de suposição e dúvida, eu vou trazer a pergunta para quem eu estiver conversando. Sobre esta demanda chegando:

  • Sobre o que ela diz respeito? Vamos enquadrar a demanda. Sobre o que estamos falando aqui?
  • É um assunto do meu interesse? Se é um assunto que eu não tenho conhecimento, mas é do meu interesse, vou querer usar minhas habilidades de resolução de problema para poder acompanhar este e poder aproveitar para aprender mais sobre.
  • Eu já trabalhei com isso? Não ter trabalhado não é motivo para dizer não, ainda… posso ter trabalhado com algo relacionado e portanto posso apoiar com relações e referências.
  • Eu sei quem pode apoiar? Ou poderia funcionar como pessoa mentora para este assunto?
  • Quanto de energia eu precisarei colocar neste assunto? Uma hora por trimestre, 3 horas por mês ou 3 horas por dia? Por quanto tempo? É um projeto ou um processo?
  • Qual o prazo deste assunto? Até quando podemos responder? Pode ser um problema velho, e portanto querer trabalhar com urgência um assunto que já está presente faz algum tempo pode ser um problema. Será que usamos as horas necessárias para perguntas e reflexões? Que perguntas ainda estão sem respostas? O que ainda não sabemos? Tendo a visão de alguma data limite ou expectativa de entendimento de um problema, podemos fazer um trabalho reverso. Posso planejar reuniões sabendo da data limite para organizar a linha de pensamento e poder entender melhor a demanda e a capacidade de resolver a mesma dentro do prazo. Aqui entra uma mistura de gestão de projetos e facilitação.
  • É uma urgência? Existe um risco para a equipe, empresa, pessoas envolvidas com o assunto? Essa pergunta é bem importante… existe muita coisa que aparece como algo “suave” que é um incêndio prestes a acontecer. Por isso também apoiar pessoas com perguntas pode ser interessa te para nos posicionar e também ajudar pessoas na sua jornada de resolução de problemas. Uma pergunta que pode ser feita adicionalmente aqui, que eu adoro, é a seguinte: O que acontece se esta demanda não for realizada? Qual o impacto que causa?
  • Podemos ter um tempo para reflexão? Algumas pessoas querem fazer trabalhos de imersão, juntando pessoas e trabalhando todas juntas por longas horas. Eu particularmente prefiro o modelo de assincronia misturado com momentos de trabalho em conjunto. Nos momentos em que estou sozinho consigo pensar nas perguntas e fazer pesquisas, para organizar a linha de pensamento. E dependendo da situação em questão, de outras demandas concorrendo com o tempo, pode ser a melhor forma de permitir que as pessoas possam usar pedaços de tempo ao longo do dia para contribuir com perguntas e reflexões. Normalmente nestes casos eu faço dois movimentos (1) um canal de texto na ferramenta de mensagens que existir para poder trabalhar de forma espontânea e (2) um documento onde a equipe relacionada pode organizar e formalizar as ideias.

Eu não tenho dúvidas que se alguém me chama para ir ao cinema ver um filme de um gênero que eu não gosto, a minha quantidade de perguntas vai ser menor. Agora, dependendo da complexidade envolvida, eu farei este conjunto de perguntas e provavelmente muitas outras.

Você não precisa ter rapidez para responder de forma definitiva. E sinceramente, se alguém te pressionar para algo neste sentido, por oportunidade ou restrição de tempo, talvez seja uma cilada. Pense em que perguntas podem ser mais importantes para você neste momento.

Eu busco sentimentos que tenho em relação ao assunto e a pessoa que está me demandando. Você deve ter um conjunto de pessoas da sua rede que você tem vontade de estar junto. Então meio que não importa a demanda, se estiver com aquelas pessoas, vai ter aprendizado e vai ter um bom uso do tempo.

Estas perguntas podem funcionar dentro da sua equipe de trabalho e também para aceitar ou não um convite para ir em algum lugar. Não importa. Ao longo da vida, a gente precisa entender melhor como funcionamos. Quais são nossos gatilhos e nossos pontos de inflexão. O que nos deixa feliz? O que nos faz perder o equilíbrio? A paciência? O que nos deixa triste? O que nos desaponta?

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

Uma resposta a “Se você precisa de tempo para pensar, não precisa dizer não. Diga perguntas!”

  1. Avatar de mhbrufatto
    mhbrufatto

    Muito bom o texto.