… você vai ter formas de sincronia com a sua equipe. E você vai buscar fluidez no trabalho da equipe.
E três tipos de assuntos estarão presentes em uma determinada equipe.
Pensa aí.
Qual tipo de formalismo uma equipe usa para momentos como:
- reabastecer trabalho?
- sincronizar trabalho?
- melhorar continuamente?
As formas de sincronia são adaptáveis e podem mudar de equipe para equipe, mesmo dentro da mesma empresa. Tudo depende da natureza de trabalho. Uma equipe que atua próxima de um processo de atendimento aos clientes, em horário comercial, vai funcionar diferente de uma equipe que está criando um pedaço novo de funcionalidade, validando com entregas para clientes pontuais.
No reabastecer, ainda pode existir a discussão de como um trabalho é “descoberto”, como ele fica “preparado” para ser iniciado, como sabemos que ele “terminou” e assim vai. Existem políticas que as equipes vão formalizar ao longo do seu tempo de trabalho. Entender os modos de descoberta e modo entrega do seu ciclo vai ser bastante relevante.
Se uma equipe vai sincronizar usando uma reunião marcada no mesmo horário em todos dias úteis para entender como está avançando no seu fluxo, ou se vai ter um canal para troca de mensagens sobre o trabalho em progresso, também vai variar de equipe para equipe. Depende da estrutura, forma e ferramentas de comunicação que cada equipe se percebe aplicando.
Quando alguém está criticando alguma metodologia, normalmente a discussão está no tamanho de lote priorizado de trabalho utilizado ou na cadência de entrega / evolução do trabalho.
Só que esse é o mapa. O território envolve todo ruído que pode aparecer quando trabalho não planejado aparece ou quando alguma restrição entra em ação. Ou quando algo bloqueia o trabalho. Quando você passa a entender mais sobre a natureza de trabalho de uma equipe, o trabalho a ser realizado vai ficar mais fácil.
E sobre melhorar continuamente?
O seu processo de trabalho deve buscar fluidez. Continuidade. Esses podem ser princípios. E deve ficar mais simples ao longo do tempo. Não mais complexo. O processo de entrega deve ficar mais fluído e não com mais represas. O processo a ser desenvolvido, como se fala no pensamento Lean, deve permitir conectar uma pessoa com o seu propósito. Deve apoiar esse jogo.
Se é para ser baseado em evolução, evolua.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!