Qual a sua parte?

Você se alimenta primeiro para garantir a sua parte ou espera quem precisa se alimentar primeiro para depois ver o que sobra?

Você atua para garantir abundância do sistema ou trabalha ativamente para gerar escassez?

Uma certeza que tenho é a seguinte: você precisa estar bem para poder operar um sistema. Se você está sem energia, automaticamente o sistema fica prejudicado.

Em uma equipe, você tem a sua parte. Na sua vida em família, você tem sua parte. Em qualquer contexto, você vai ter sua parte.

Entender a sua parte envolve entender as responsabilidades que estão associadas com você. Estas responsabilidades podem ser categorizadas em diferentes tipos. Podemos transformar estes tipos em papéis. Então cada papel vai ter um conjunto de responsabilidades. E você pode assumir diversos papéis em um determinado contexto.

Na sua casa podem ter papéis associados com você sobre louça, roupa e refeições por exemplo. Assuntos que se transformam em cuidados que você precisa saber operar.

Entre os diferentes papéis, temos uma relação de prioridade. E aí podemos até puxar Maslow para ajudar a cuidar da nossa hierarquia de necessidades.

Exemplo, temos uma necessidade de alimentação diária, uma necessidade de reabastecimento. Como estamos cuidando disso? E como estamos lidando com isso em relação a outros papéis?

Certamente na sua análise tem papéis que você entende que deveria dar mais atenção, mas se percebe “devendo”. O que fazer a partir disso?

Primeiro passo é tomar consciência. Segundo passo é revisar todos os papéis que você possui e como está atuando com estes papéis no dia a dia. E também poder entender como você deveria estar atuando. Pensar em uma estrutura de estado desejado e entender o seu estado atual.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s