Formalismos podem ajudar no aprendizado

Formal é uma palavra que gera gatilhos por aqui.

Formal pode estar conectado com educação, mas não precisa estar diretamente conectado com educação formal, do tipo ensino superior e trilhas que temos como padrão (faculdade, pós, etc.). Formal pode estar conectado com protocolos, com forma de se vestir, pode até indicar alguma rigidez, mas formal pode ser mais leve.

Venho ressignificando que formal está mais conectado com forma, com padronização, mas não exatamente com conteúdo, nem condução. Formalismos me ajudam no entendimento de como envolver mais pessoas dentro de determinado assunto, pensando em limites para entrada. Em alguns casos, a palavra rotina poderia estar neste jogo aqui.

Mesmo que o processo de aprendizado seja informal, ele pode ter formalidades. Eu tenho tempos da minha semana onde exploro assuntos, sem muita expectativa do que vai acontecer dali pra frente. Agora, a parte do tempo mínimo para olhar isso durante a semana, é um formalismo.

Neste sentido o formalismo tem uma característica de proteção, de prevenção.

Se o aprendizado vai ser conduzido ou não é uma outra escolha. E nada possui relação com algum formalismo.

Certas cerimônias nos ajudam a entender onde estamos. Outras cerimônias tem o trabalho de nos puxar para o mundo real. Assim como outras tem o interesse em nos tirar do mundo presente.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s