Toda vez que você puder, padronize a forma como algo é feito. A padronização estabelece uma maneira como um procedimento deve ser realizado. Isso é importante para quando você sair de férias ou precisar trocar papéis das pessoas da equipe.
Os padrões economizam energia. Muitas pessoas pensam que padronizar trabalho significa acabar com a criatividade.
Pior é alguém achar que um trabalho capaz de ser padronizado é um trabalho criativo.
Dentro de uma jornada, de um processo, você vai ter pedaços que são padronizados e por vezes vai ter pedaços onde o talento individual ou a técnica individual vai prevalecer. A importância de entender estes momentos ajuda a priorizar toda habilidade de padronização e automação possível, para que os trabalhos criativos possam aparecer e ganhar a força que precisam.
Criatividade acontece quando somos capazes de unir histórias que vivemos e conhecimentos que temos. E quando conseguimos ter um fluxo de trabalho que nos ajuda a ter tempo para dedicar ao que realmente é importante, saiba que do outro lado temos uma série de atividades padronizadas presente.
Trabalhe para manter o que for possível de ser padronizado. Trabalhe também para desafiar os padrões, no sentido de melhorar continuamente, propondo novas ideias. Agora, se existe um padrão, utilize! Facilite o trabalho de quem vai manter o que você fez meses depois ou vai criar algo baseado no seu trabalho atual.
E onde for possível, aplique a sua individualidade! Traga o seu melhor para o jogo. Que pode ser inclusive apoiando equipes a criarem padrões e organizar o fluxo de trabalho. 🙂
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!