Como se preocupar menos?

Na verdade não sei se existe um jeito único… e nem se existe um jeito certo para isso. A busca pela tranquilidade gera também essa busca por menos preocupações? Por aqui tem acontecido isso.

Preocupações podem ser pequenas angústias, preocupações podem ser simplesmente coisas que precisamos fazer. Preocupação pode ser resultado de cuidado que temos com pessoas que fazem parte da nossa rede.

Fiquei pensando em perguntas que eu faço para acalmar estas preocupações, e assim poder me “preocupar menos”:

  • O que faria alguma destas preocupações acontecer e ter um resultado negativo? Assim consigo organizar riscos e coisas que talvez eu possa me preparar ou antecipar.
  • O que pode aliviar essas preocupações? Pensando neste caso que algo vai acontecer e quero entender como tornar o impacto menor. Aqui eu tenho feito uma pergunta extra:
    Esse entendimento está no meu controle? Está no meu direito ter esta preocupação? Ou outra pessoa deveria cuidar disso e eu não tenho nada a ver com o assunto?
  • Eu preciso fazer algo ou escutar o que alguém tem para dizer?
    Por vezes fico querendo criar lista de tarefas e sair resolvendo um problema que não é meu. Nestes casos posso operar na mediação, ajudando pessoas na organização das ideias.
  • Conheço alguém que pode apoiar nessa preocupação melhor do que eu?

Certamente uma das opções para se preocupar menos é não prestar atenção no que está acontecendo e nem prestar atenção no impacto que as coisas podem ter em você ou em outras pessoas, mas eu não considero essa uma das minhas opções.

— Daniel Wildt

Extra: sobre angústias.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s