Necessidades básicas ou basicamente o nosso mínimo?

Dependendo do que temos faltando no nosso funcionamento, será o suficiente para não sentirmos realização.

Maslow consegue organizar estas necessidades de forma bem sequencial. E olhando para o meu dia a dia, analisando os últimos 15 anos, parece fazer sentido.

Cuidado com a Fisiologia nos leva para Segurança, que nos leva para Amor/Relacionamento, que vai para Estima e finalmente realização pessoal.

Nesta teoria de Maslow, a realização pode ser incompleta se tenho privação de sono, se não tenho consistência/segurança de trabalho, se tenho falta de recursos financeiros, se não tenho amor, se não tenho respeito por mim e por outros.

Para usar apenas um exemplo, a estrutura de respeito pode se dividir entre respeito que tenho com pessoas e respeito que recebo das pessoas. O respeito é estruturante, nos habilita a cuidar e ser cuidado de relações. Quando tenho respeito pelo o que estou sentindo e respeito o que outras pessoas estão sentindo, sou coerente e consciente que não vivo de forma isolada. Consigo perceber outras pessoas, o valor delas e o meu valor.

Quando consigo perceber meu valor, consigo entender a importância do cuidado. Cuidado com o que me alimento, com sono, com a forma como vivo minhas amizades, como trato a minha confiança, sobre a minha saúde em geral. Consigo, quando percebo realização pessoal, resolver problemas e criar coletivamente.

A realização não pode ser construída sem cuidado próprio.

Vale de cada pessoa entender seus limites, seu presente e seu tempo.

E o mais importante: não lute contra sua fisiologia. Se entenda e construa estruturas que ajudem você a ter sucesso com o formato que você atua. Isso vai desde gerir energia, restrições de quantidade de compromissos e outras estruturas que podem existir.

— Daniel Wildt

Extra: vale conhecer e estudar sobre a hierarquia de necessidades de Maslow. Da fisiologia/biologia da nossa bida.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

5 responses to “Necessidades básicas ou basicamente o nosso mínimo?”

  1. Avatar de Lauro Strazzabosco Dorneles
    Lauro Strazzabosco Dorneles

    Muito bom Daniel, conhecia de longe, li alguma coisa agora, e foi “encadeando” em outras, bem aderentes ao que penso sobre pessoas e vida.

    Obrigado.

  2. Avatar de Qual a sua parte? – danielwildt
    Qual a sua parte? – danielwildt

    […] os diferentes papéis, temos uma relação de prioridade. E aí podemos até puxar Maslow para ajudar a cuidar da nossa hierarquia de […]

  3. Avatar de Cancele todos seus projetos. Ou quase isso. – daniel wildt
    Cancele todos seus projetos. Ou quase isso. – daniel wildt

    […] Também é sempre oportunidade de revisar se este projeto ainda segue sendo uma realidade ou necessidade. […]

  4. Avatar de No fim, não faz diferença nenhuma? – daniel wildt
    No fim, não faz diferença nenhuma? – daniel wildt

    […] não se importam por não se importarem com o que as outras pessoas pensam e suas respectivas necessidades. Em quais situações isso vai realmente fazer a […]

  5. Avatar de O que é aparente? – daniel wildt
    O que é aparente? – daniel wildt

    […] Resumo: não lute contra a sua fisiologia. […]