Agonia, angústia… a tal da ansiedade ruim.

Pelo filme divertidamente a gente aprende alguns sentimentos como felicidade, tristeza, nojo, medo, raiva… e ainda falam que dos básicos sentimentos temos a surpresa. Bom, hoje eu estudei sobre a angústia, que é diferente da ansiedade.

Ansiedade me joga para pensar sobre algo que eu espero ou que ainda não aconteceu.

O jogo da angústia e da agonia vai diferente. É sobre algo que eu consigo ver acontecendo, que acontece junto com dor, com uma certa apreensão.

A importância de sentir não é exatamente “aceitar” o sentimento, mas aprender a entender o mesmo, ao invés de transformar em outras coisas. Assim fica mais fácil de organizar os sentimentos.

Eu já comentei sobre meu lance com a raiva. Por vezes penso que eu deveria sentir tristeza e não raiva. Agora estudando sobre o sentimento da angústia, percebo que na verdade a minha angústia vira raiva, como forma de me proteger ou criar algum tipo de ação, que não ajuda muito não viu. Só me atrapalha mais ainda. O sarcasmo quando usado para evitar a raiva também não me ajuda muito não.

Este processo de entender sobre sentimentos está em trazer a responsabilidade para quem precisa ter a responsabilidade sobre o que eu sinto: eu mesmo.

Como você tem lidado com os seus sentimentos por aí?

— Daniel Wildt

Extra: no site dicio tem uma definição de angústia falando de Kierkegaard, que eu li quando estudei sobre existencialismo. Essa definição fala assim sobre angústia: “…Sentimento de ameaça que não se consegue determinar nem medir, sendo próprio da condição humana…

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

3 pensamentos sobre “Agonia, angústia… a tal da ansiedade ruim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s