Pelo filme divertidamente a gente aprende alguns sentimentos como felicidade, tristeza, nojo, medo, raiva… e ainda falam que dos básicos sentimentos temos a surpresa. Bom, hoje eu estudei sobre a angústia, que é diferente da ansiedade.
Ansiedade me joga para pensar sobre algo que eu espero ou que ainda não aconteceu.
O jogo da angústia e da agonia vai diferente. É sobre algo que eu consigo ver acontecendo, que acontece junto com dor, com uma certa apreensão.
A importância de sentir não é exatamente “aceitar” o sentimento, mas aprender a entender o mesmo, ao invés de transformar em outras coisas. Assim fica mais fácil de organizar os sentimentos.
Eu já comentei sobre meu lance com a raiva. Por vezes penso que eu deveria sentir tristeza e não raiva. Agora estudando sobre o sentimento da angústia, percebo que na verdade a minha angústia vira raiva, como forma de me proteger ou criar algum tipo de ação, que não ajuda muito não viu. Só me atrapalha mais ainda. O sarcasmo quando usado para evitar a raiva também não me ajuda muito não.
Este processo de entender sobre sentimentos está em trazer a responsabilidade para quem precisa ter a responsabilidade sobre o que eu sinto: eu mesmo.
Como você tem lidado com os seus sentimentos por aí?
— Daniel Wildt
Extra: no site dicio tem uma definição de angústia falando de Kierkegaard, que eu li quando estudei sobre existencialismo. Essa definição fala assim sobre angústia: “…Sentimento de ameaça que não se consegue determinar nem medir, sendo próprio da condição humana…“
Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.
3 responses to “Agonia, angústia… a tal da ansiedade ruim.”
[…] Extra: sobre angústias. […]
[…] problema anterior é conseguir perceber o que sentimos. Eu venho nos últimos 16 anos aprendendo a sentir e a ter mais consciência sobre o que faço e sobre o que […]
[…] ainda fico muito frustrado quando vejo oportunidades e elas não são aproveitadas. Angústia talvez seja o sentimento de […]