O que deveria existir em um manual de cultura?

Qual a estratégia de retenção da sua empresa? Muitas pessoas vão listar manuais de cultura e artigos falando sobre o que a empresa acredita como algo interessante.

O problema é que muitas vezes estes documentos operam de forma aspiracional e não refletem o que a pessoa encontra no mundo real.

É importantíssimo que estes materiais ajudem a pessoa nos seus primeiros movimentos dentro da empresa e que de preferência, deixe muito claro os pontos de atenção da pessoa dentro da sua organização. A Valve por exemplo tem uma seção do manual falando sobre as coisas que se considera que a empresa não é boa.

Exemplos de manual de cultura para você consumir, que estão publicados por aí:

  • Dobra, empresa brasileira que demonstra muito da forma como se organiza e o que acredita, seja em design organizacional e valores.
  • Valve, que teve o manual “vazado” mas pelo visto influenciou muita gente a montar o da sua empresa.
  • Zappos, que é uma empresa que você precisa estudar, caso ainda não tenha feito isso.
  • Netflix, original e o atual.
  • Semco (esse está perdido pela internet, mas é um material excelente demais)
  • HubSpot, que inclusive oferece um template para você montar o da sua empresa.
  • Nubank, artigo sobre foco no cliente e valores.

No Management 3.0 um livro de cultura é tido como uma prática. A única e grande recomendação que faço, é que o manual de cultura seja um documento que reflete o que acontece. Não faça este trabalho ser aspiracional.

Os pontos que eu considero essenciais de estar em um livro destes?

  • Boas vindas: o que as pessoas precisam prestar atenção quando chegam na empresa. Falar sobre a minha primeira semana e meu primeiro mês podem ser tópicos interessantes. Ajuda a pessoa a entender mais sobre a cadência e conexões a serem realizadas neste período.
  • Se eu precisar de ajuda, onde vou? Aqui poderia ser uma espécie de catálogo de serviços que podem ser encontrados na empresa.
  • Missão (atualizada): essa parte precisa ir evoluindo conforme a empresa evolui. Para onde queremos ir?
  • Princípios e valores: do que a empresa é feita? A maior parte do livro de cultura vai estar aqui. É onde você fala sobre o que acredita e sobre como a empresa deveria evoluir.
  • Se eu estiver tendo sucesso, o que vai estar acontecendo? Logo, se eu não estiver tendo sucesso, quando saberei? E como poderei entender formas de apoio, para melhorar?
  • Como eu posso trazer mudanças? Quais são as práticas e formas de trazer novos conceitos e ferramentas para dentro da empresa? As respostas podem ser diferentes de equipe para equipe, mas em geral você vai ter alguma estrutura de reflexão e melhoria contínua. Qual é?

A sua empresa tem um, publicado por aí?
Me avisa que eu atualizo aqui.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s