Vamos formar pessoas que não esperam respostas?

Eu ainda não sei exatamente como, mas existem algumas iniciativas pelo mundo buscando criar pessoas que mantém perguntas presentes para guiar aprendizado e estabelecer objetivos.

Em diversos aspectos somos formados para seguir um caminho único, baseado em repetição, obediência e padronizações. Se somos seres únicos, capazes de funcionar e aprender sobre infinitos assuntos, qual o objetivo de querermos pessoas iguais?

E eu tenho consciência que esse movimento não acontece ao natural. Ele precisa ser intencional. E precisa de muito cuidado. Essa formação inclui uma série de privilégios. Considere aqui que a pessoa em formação possui um ambiente para poder viver, segurança psicológica e alguma estrutura financeira, para poder operar e viver este processo.

Aí você vai falar que estou vivendo uma utopia.

Concordo. É um movimento aspiracional em vários aspectos. E através de diversos experimentos que são existentes ao redor do mundo, podemos ver exemplos de como podemos criar espaços e ambientes para desenvolver pessoas de uma maneira diferente.

Que a gente possa ter mais pessoas podendo cocriar espaços, estabelecer caminhos de decisão, trabalhar através de projetos e desafios. Aprender o necessário e entender sobre viver incertezas através de hipóteses, teorias e prática.

Que a gente possa desenlatar mais e mais pessoas.

— Daniel Wildt

Extra: Aldeia Lumiar, projeto da Lumiar junto com a Aldeia da Fraternidade. Sobre a escola lumiar, vale curtir essa TEDTalk com Ricardo Semler.

Extra 2: Conversa com Matheus Haddad, sobre educação.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Um pensamento sobre “Vamos formar pessoas que não esperam respostas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s