Se você escreve para esquecer, saiba que não basta simplesmente jogar informações no papel. Quando escrevemos para esquecer, precisamos ter informações de apoio para nos lembrar e posicionar no contexto em questão.
Sem isso, você acaba por ficar olhando para uma anotação de 2-3 semanas e fica imaginando sobre o que ela deve se referir, quando foi registrada e coisas do tipo.
Que tipos de informações podem funcionar como apoio? Indico algumas:
- Data e hora ajudam a lembrar do momento daquela anotação. Poder conectar o que se anota com um compromisso de agenda e entender quem estava presente e quem estava no convite, assim como outras informações de apoio.
- Quais assuntos em destaque na anotação?
- Dependências destas anotações, como documentos e pessoas.
- Existe alguma ação para acontecer? Isso é muito importante para o momento que você usar para repassar suas anotações. Importante saber se a anotação é apenas para apoio e documentação ou saber se é necessário criar algum controle extra ou repassar informações para outras pessoas e equipes.
- Esta anotação já foi encaminhada? É importante você ter algum controle no seu sistema para indicar isso. Tenho usado um bloco de anotações onde o texto pode ser apagado facilmente. Então conteúdo “processado”, no meu caso, significa que o conteúdo foi apagado.
Quais critérios e regras estão presentes no seu sistema atual?
— Daniel Wildt
Extra: escrever para esquecer.
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!