Se você escreve para esquecer, qual o molde para suas informações de apoio poderem ser recuperadas posteriormente?

Se você escreve para esquecer, saiba que não basta simplesmente jogar informações no papel. Quando escrevemos para esquecer, precisamos ter informações de apoio para nos lembrar e posicionar no contexto em questão.

Sem isso, você acaba por ficar olhando para uma anotação de 2-3 semanas e fica imaginando sobre o que ela deve se referir, quando foi registrada e coisas do tipo.

Que tipos de informações podem funcionar como apoio? Indico algumas:

  • Data e hora ajudam a lembrar do momento daquela anotação. Poder conectar o que se anota com um compromisso de agenda e entender quem estava presente e quem estava no convite, assim como outras informações de apoio.
  • Quais assuntos em destaque na anotação?
  • Dependências destas anotações, como documentos e pessoas.
  • Existe alguma ação para acontecer? Isso é muito importante para o momento que você usar para repassar suas anotações. Importante saber se a anotação é apenas para apoio e documentação ou saber se é necessário criar algum controle extra ou repassar informações para outras pessoas e equipes.
  • Esta anotação já foi encaminhada? É importante você ter algum controle no seu sistema para indicar isso. Tenho usado um bloco de anotações onde o texto pode ser apagado facilmente. Então conteúdo “processado”, no meu caso, significa que o conteúdo foi apagado.

Quais critérios e regras estão presentes no seu sistema atual?

— Daniel Wildt

Extra: escrever para esquecer.

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.