Presença, gestão ou simplesmente controle?

Incrível como ainda em 2022 as pessoas falam sobre gerenciar misturando com conceitos de controle e chefia.

Se você gerencia uma equipe, um projeto, você:

  • Não deveria ser o centro das atenções. Você apóia e ajuda pessoas a terem sucesso no que fazem.
  • Você não controla cada detalhe do trabalho. Você dá espaço para as pessoas trazerem o seu jeito de operar e atuar.
  • Aprende que poder passa a ser outra coisa… você não tem poder, você passa a poder potencializar pessoas. Não se preocupe com o seu status ou a sigla no seu linkedin. Quanto mais a sua equipe estiver atuando com protagonismo, mais fácil vai ser o trabalho de evolução da equipe e mais oportunidades de colaboração vão aparecer.
  • Entende que estar disponível para sua equipe não significa estar 24×7 olhando para todas as pessoas. Organize o trabalho de forma não simultânea. Organize assuntos que são importantes você se envolver e participar de processos de decisão. E deixe claro assuntos onde as pessoas precisam “puxar” a frente.
  • Escuta as pessoas da sua equipe. Vá e veja com os seus próprios olhos. Esteja no mesmo ambiente que as pessoas. Isso vale pro presencial (sem salas e andares especiais) e pro online (mesmo ambiente de comunicação). De preferência, não tenha um lugar fixo para trabalhar.

É doido como ainda se vê pessoas em “chefia”, baseado em medo, em criar espaços onde as pessoas não se responsabilizam e acabam operando “executando” tarefas planejadas por outras pessoas. Não seja este lugar.

E tem mais.

Se você está atuando em uma empresa, não seja a pessoa que fica pedindo e esperando sua empresa definir o seu futuro. Tome conta do que está no seu controle. Defina suas habilidades e identidades a serem priorizados. Assuma responsabilidades e papéis. Crie o seu próximo cargo, se for o caso.

— Daniel Wildt

Extra: sobre gerenciar… Mintzberg!

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s