Formar pessoas para a sociedade? Repassar algum conhecimento “padronizado”, de forma repetida e escalável, facilitando aprendizado em massa? Criar disciplina nas pessoas estudantes, através de horários, trabalhos com prazo e avaliações?
O aprendizado de diversos conteúdos acadêmicos tem elevada importância, não discuto isso, mas o objetivo de uma escola ou de um processo educacional deveria ser sobre a construção de conhecimento, não somente de repasse de conteúdos.
Construção de conhecimento é um processo de socialização. Podemos ter uma situação problema, oportunidades e desafios e restrições. O trabalho de discussão envolve pesquisa e entendimento de diversas fontes de informação como livros, internet, entrevistas com pessoas que por vezes já viveram as situações em questão.
Gerar oportunidades de aprendizagem deveria ser o objetivo primário de toda estrutura acadêmica. O que está sendo aprendido é apenas uma linha de condução, mas algumas habilidades aparecem e podem ser desenvolvidas independente do assunto:
- Planejamento, capacidade de fatiar e perceber entregas de valor de forma antecipada.
- Gestão de riscos, saber o que precisa ser perguntado ou entendido antes de avançar.
- Acompanhamento do trabalho, monitoramento de recursos a serem adquiridos ou entendimento de atividades e pessoas que precisam de ajuda.
- Melhoria de processos, vendo melhores formas de organizar, preparar e executar o trabalho.
- Capacidade de Priorizar, entendendo sobre o que precisa de atenção antes.
- Escrita e documentação, e aqui não falo sobre normas de escrita somente, mas entendimento de como contar uma determinada história.
- Leitura e interpretação, pensando nas habilidades para entendimento de conteúdos. Resumos, mapas mentais e outras estruturas que podem servir de apoio para outras pessoas.
Todas estas habilidades podemos desenvolver e melhorar ao longo da vida. Certamente conforme o nosso interesse, iremos ganhar conhecimentos técnicos específicos, mas nenhum deles é habilitado ou mais ainda, potencializado, sem a preocupação com estas habilidades que considero “de base”.
No fim do dia, precisamos aprender como aprendemos.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!