Direitos e responsabilidades para pessoas desenvolvedoras?

Tem um texto clássico do Ron Jeffries, que fala sobre responsabilidades e direitos de uma pessoa desenvolvedora. Também fala sobre o mesmo assunto para quem tem papel de gestão ou quem faz papel de cliente.

Você pode demandar muitas coisas dentro de um trabalho… dias de folga, valor de contrato e outras estruturas de apoio para o seu trabalho. Dependendo da sua forma de contratação, é possível ter mais ou menos flexibilidade.

Sobre o ambiente de trabalho, a empresa que você estiver atuando tem crenças e possui capacidade para executar certas coisas. Entender como a empresa considera práticas de aprendizado, como a empresa contrata, como a empresa te permite evoluir tecnicamente e em habilidades de apoio, tudo isso importa.

Estes dias vi uma pessoa falando que queria uma equipe sem gerentes. Isso é muito início de anos 2000… eu gosto muito desta ideia, mas as pessoas esquecem que você pode até não ter alguém com o cargo de gerente, mas pessoas terão que fazer gestão. Gerir assuntos, projetos, produtos e pessoas. Em algum momento, você vai precisar desenvolver suas habilidades de gestão. Pelo menos do seu próprio trabalho. Principalmente se você for uma pessoa de tempo compartilhado… está na hora de operar em cima de responsabilidade e não do que estiver chegando. Entender quais é sua prioridade e o que vem depois.

Exemplos de direitos e responsabilidades?

  • Você tem o direito de entender o tamanho do trabalho a ser feito, de fatiar e participar de discussões sobre o trabalho. Também de saber do que é prioritário de clientes e quem estiver cuidando da prioridade e objetivos.
  • Seus clientes tem o direito de mudar a prioridade e também saber se você estiver fora do que estava previsto com eles.
  • Você tem o direito de pedir ajuda para colegas, pessoas de gestão e pessoas de negócio que podem apoiar no seu crescimento.
  • Você tem o direito de produzir código de qualidade. Você também tem a responsabilidade de entregar código com teste, coeso e com baixo acoplamento.
  • Clientes tem o direito de ter o mais alto valor de cada ciclo de trabalho. Para isso acontecer, as pessoas desenvolvedoras precisam saber mais do que apenas codificar, para apoiar clientes em processos de decisão.
  • Clientes tem o direito de ver progresso em um sistema rodando no mundo real. Ah, um sistema que funcione. Então, você pessoa desenvolvedora tem a responsabilidade de criar uma estrutura de entrega, para que você possa fazer instalações de versões. Para garantir o sucesso, busque qualidade através de análises de código, pareamento e sugiro também uma estrutura de apoio com testes automatizados.
  • Você tem o direito de puxar responsabilidades, ao invés de ter pessoas empurrando trabalho para você.

A gente se preocupa muito em demandar “benefícios”, mas esquece de demandar cuidado do que fazemos mais tempo do nosso dia como pessoas desenvolvedoras. Será que estamos com ambientes, ferramentas e espaço para produzir um trabalho de qualidade? Ter um ambiente seguro, que apóie o aprendizado “on the job”, é grande parte do processo de poder ter um trabalho positivo, que nos ajude a evoluir habilidades e crescimento contínuo profissional.

— Daniel Wildt

Extra: texto clássico do livro XP Installed, disponível também neste artigo do Ron Jeffries (procure por Rights and Responsibilities).

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s