A matriz de Eisenhower e os deadlines sem consequência

Deadlines é a gente falar que determinada tarefa precisa estar pronta daqui duas semanas. Onde mora o problema? Das pessoas não saberem explicar qual a consequência da atividade não ficar pronta. Qual a real importância dela mesmo? Ou é somente uma data para controle (cobrança)?

Por vezes queremos apenas entender progresso. Por vezes queremos entender o que é realmente importante, ou que impacta outras coisas caso a gente não organiza uma entrega.

Se uma atividade não tem consequência direta, exemplo a data de vencimento de um boleto com juros, podemos trazer a tarefa para um lugar de importância, e organizar uma cadência de entendimento de progresso.

Eu consigo operar com a matriz de Eisenhower. Eu priorizo aquilo que possuem datas ou dependências concretas ou que impedem o trabalho de outras pessoas.

Agora se eu sei também que pode acontecer de eu não fazer uma tarefa, que impacta o trabalho de outra pessoa, mas impacta apenas em uma entrega para mim mesmo… neste caso eu posso escolher tratar como não urgente esta atividade.

Agora, é diferente quando o não fazer vai trazer algum impacto de progresso de um projeto ou algo ligado com governança, compliance ou algum outro risco.

Fora isso, poder operar e entender quando posso escolher delegar a atividade para outras pessoas. No meu caso, muito conectado com os assuntos que eu escolho não ser bom em. Eu escolho habilidades que vou me desenvolver, e nas outras situações eu penso em pessoas e fornecedores que podem me apoiar.

E para finalizar, remover do meu processo atividades não importantes e não urgentes. Se é importante e não urgente, vamos agendar, vamos organizar. Estes dias comentei de agendar uma conversa para depois do fechamento da fatura do cartão de crédito, por exemplo. As datas e motivos podem ser diversos.

Tudo isso, faz parte do seu sistema. E funciona para deixar você na tranquilidade.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Um pensamento sobre “A matriz de Eisenhower e os deadlines sem consequência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s