Ressignificar o trabalho?

Eu gosto de usar o termo trabalhabilidade, como forma de pensar a respeito das habilidades que temos e como conseguimos aplicar elas ao trabalhar.

Só que me questionei esses dias sobre a palavra trabalho. Hoje em dia eu não deveria precisar me questionar. Pelo nosso dicionário, trabalho “é o conjunto de atividades criativas e produtivas que uma pessoa realiza para atingir o seu fim”.

E qual seria o problema da palavra trabalho?

Trabalho é uma palavra que, segundo algumas teorias, tem origem do latim “tripalium“, que era um instrumento de tortura. A gente hoje usa o termo trabalho como uma estrutura “libertadora”, construtiva, mas no conceito que apresentei antes, tinha uma origem de sofrimento.

Quer dizer… eu escuto tanta gente dizendo que não gosta das atividades que faz ou se percebe frustrada do caminho que a vida profissional tomou, que talvez sim, trabalho ainda pode ser visto como uma forma de sofrimento nos dias de hoje, no caso de “tortura psicológica”.

O trabalho é importante na nossa vida, seja em uma atividade remunerada ou não. Trabalho de alguma forma é uma oportunidade de servir, de nos expressarmos. Trabalhar é progresso nas habilidades que queremos aprender.

Eu sigo gostando do conceito do dicionário, que trouxe no início deste post: “é o conjunto de atividades criativas e produtivas que uma pessoa realiza para atingir o seu fim”.

— Daniel Wildt

Extra: sobre trabalhabilidade e sobre identidades.

Extra: sobre o tripalium, e esse conceito ou não conceito de trabalho ser algo bom ou algo ruim, deixo um artigo da wikipedia com algumas das teorias.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s