Se você tem um assunto na mão dando ansiedade de um lado, e do outro lado tem você querendo muito resolver… seria importante poder confirmar que você tem controle do assunto. Caso contrário, é somente alimento para frustração.
Controle do assunto significa que você poderia tomar uma decisão neste momento, e essa decisão pode ser colocada em execução na mesma hora e tudo se “resolve” magicamente.
Se não é o caso, e a sua decisão precisa de mais informações, mais perguntas, mais pessoas serem consultadas ou pior, disponíveis para tomar a decisão em conjunto, talvez o momento de decisão não seja o melhor, o mais cuidadoso.
E isso normalmente envolve organizar um outro momento, para que a decisão possa ser evoluída. Antes disso, pense nas dependências.
Você pode querer a decisão sempre para agora, para o amanhã… mas em diversos momentos não cabe só na sua vontade.
O que depende e está no controle é qual sentimento você puxa em seguida: ansiedade por não querer esperar ou paciência por entender que as dependências existentes precisam da sua calma e de tempo para acontecer.
A sua ansiedade nestes casos só vai servir para consumir mais e mais tranquilidade. Vai gerar nervosismo e vai impedir que você veja algo que está bem na sua frente, pedido uma aprovação simples ou ainda uma urgência que está no seu controle para resolver. Entendo que o tal assunto gerador de ansiedade é o que você gostaria de resolver… mas não é o momento dele. Controle é o que você faz a partir do momento que toma consciência dessa informação.
— Daniel Wildt
Extra: encontre JOMO!
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!