Pra trabalhar com equipes remotas, com pessoas longe uma das outras, o que precisa?

Empresas que não possuem processos organizados para operar de forma online, não simultânea e outras características que podem impulsionar ações de colaboração e foco no trabalho, acabam por querer transformar a sua incompetência de gestão em acusações sobre profissionais que buscam mais liberdade nas suas relações com o tempo e projetos.

Para trabalhar com projetos e equipes remotas, você pode (IRONIA :P) escolher deixar as pessoas todas online muitas horas por dia com tela de vídeo aberta e forçar tempos de intervalo iguais, sincronizados. Pode? Pode, mas não deveria. Pelo simples motivo de você estar fazendo as pessoas se comportarem como se estivessem presenciais, controladas e sem oportunidade de se beneficiar do silêncio e foco para trabalhar. Você não tem os ganhos das equipes distribuídas e daqui a pouco trabalhando de lugares / fuso horários diferentes.

Agora, talvez, só talvez, faça sentido as pessoas poderem trabalhar de forma mais independente, com tempos de foco, permitindo que elas se encontrem e colaborem, mas que também elas consigam ter tempo contínuo de foco para poder executar, experimentar e aprender mais sobre o que fazem.

Então, o que precisa para trabalhar com equipes remotas? Vou ficar em três itens que considero relevantes:

  • Confiança: presente sempre. Que as pessoas estão fazendo o seu melhor no trabalho. Se alguém não estiver entregando valor, a equipe vai notar e cuidar. Aceitar que o trabalho pode acontecer de forma silenciosa e não simultânea. Que você pode receber uma mensagem e pode responder daqui algumas horas ou até amanhã.
  • Padronização de ferramentas: pode onde escrevemos? Por onde falamos por voz? Onde documentamos? Onde sabemos o que está acontecendo com a equipe? Onde estão as nossas métricas? Como é feito o report para quem precisamos informar?
  • Convenções: avisamos quando chegamos? Avisamos quando der algum problema ou ausência? Quando iniciamos uma conversa não perguntamos se tem alguém disponível e sim apresentamos o problema e pedido de apoio que precisamos? De quanto em quanto tempo revisamos o nosso planejamento? De quanto em quanto tempo melhoramos?

Saiba que esta estrutura é evolutiva, e precisa de apoio de todas as pessoas da equipe. Se você estiver consciente que todas pessoas estão fazendo o seu melhor, e estão abertas para mudar, o jogo fica mais fácil.

— Daniel Wildt

Extra: sobre trabalho, tem um post e um livro para indicar. É um assunto que gosto muito de conversar e posso te ajudar caso tenha algum desafio por aí, para organizar equipes ou organizar a sua empresa para funcionar de forma remota e online.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s