Reagir

Significa agir em consequência da ação de outra pessoa. Significa agir em resposta a um determinado estímulo.

Só que reagir significa que você não estava esperando alguma ação contrária.

Eu atuo na prevenção, que é diferente de cautela. Eu crio formas de poder avançar e se for para cair, vou sabendo que estou em segurança. O jogo é organizar mecanismos que ajudem neste sentido. Não significa não perder, nem risco zero. É reconhecer os riscos.

Um experimento é um mecanismo de segurança que podemos aplicar em projetos. Eles ajudam a organizarmos métricas, metas, atividades, expectativas e outras estruturas de apoio.

Mais mecanismos de segurança nos dias atuais? Ter diversas fontes de renda pode ser um exemplo. Vacinas? Talvez o mecanismo mais cobiçado atualmente, já que garante que temos mais chances de viver, mesmo que você precise passar por alguns dias ruins em virtude da falta de cuidado de pessoas que não se cuidaram.

Reagir é se movimentar depois de ter tomado um soco na cara do Mike Tyson.
E vamos concordar que não é um estado muito legal de se sentir e nem de se recuperar.

Prevenção é aprender a esquivar e evitar que o soco chegue em você. Dependendo da sua capacidade, saber qual é o seu esporte. Talvez entrar em um ringue não seja para você.

Só que não dá para lutar contra a incompetência humana. Não dá para lutar contra a falta de consciência. Não dá para lutar contra a falta de cuidado. Não dá para lutar contra pessoas que confundem o que significa liberdade.

De saco cheio de se cuidar?
Cuidado para não virar um cadastro disponível no falecidosnobrasil.org.br.

Não reage não, ok? Vai que não dá tempo.
A gente nunca sabe quando o soco que tá vindo é do Mike Tyson.

Tome consciência e tenha responsabilidade sobre você e de quem está próximo de você.

— Daniel Wildt

Extra: recebi uma mensagem me pedindo “reação”. No dia da escrita deste texto, estou positivo para covid19, vivendo meu quarto dia de sintomas. Estou com duas doses da vacina, e não fiz a terceira por estar em uma quarentena… e na quarentena não vi o soco do Mike Tyson vindo de outra direção. Me falar em reagir é quase como me falar em ter resiliência, falar das histórias de Rocky Balboa, ou me contar sobre meritocracia. O gatilho é forte.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s