Decida sobre o que não decidir.

Interessante pensar na quantidade de decisões que acabamos por tomar durante um dia. Limitar a quantidade de filtros e escolhas que precisamos fazer pode ser interessante. Ter estruturas “prontas” para apoiar na tomadas de decisão também podem ser importantes.

Em alguns casos, até uma escolha aleatória pode ser interessante para avançarmos, sairmos da inércia.

Muitos sistemas atuam para nos apoiar a ter a próxima escolha. Sistemas de recomendação, promoções do dia, novidades para a sua playlist. Para onde você olhar, você vai encontrar algum algoritmo tentando apoiar (influenciar) nas suas decisões genuínas (deixe o seu like e compartilhe este post :P).

Quais roupas estão nas vitrines, que emails você vai receber com cupons e descontos? Qual tarefa você vai fazer em seguida?

Eu acabo pensando em processos de decisão como algo que não quero gastar muito tempo, a não ser que seja algo relevante, e aí não é uma decisão simples. Normalmente vai existir um processo de descoberta, pesquisa, entrevistas, alguma matriz de posicionamento para apoiar. Tirando isso, defino alguma lógica de apoio mais simples para tomar a decisão.

É por isso que eu puxo a primeira roupa disponível no armário, uso sempre o mesmo tênis para caminhar e poderia listar uma série de outras decisões que tomo decisão durante o dia, onde já tenho um padrão para apoiar na escolha.

Entender sobre o seu processo de decisão pode apoiar em diversas questões. Entender sobre horários do dia, por exemplo, entendendo seus os horários de maior energia para poder escolher e tomar decisões.

Evitar listas de coisas a fazer muito grandes. Escolha entre menos itens, de preferência tenha clareza apenas sobre o próximo item a ser feito ou poucos itens que precisam da sua atenção na semana (use a agenda).

Saber dizer não pode ser importante, valorizar o que você está fazendo agora também (JOMO). Entender limites pode apoiar e muito nos processos de decisão.

Escolher onde gastar a sua energia inicial do dia pode ser bem importante também. Eu escolho (na maioria dos dias) não escutar notícias nem ler redes sociais logo quando acordo. Deixo para fazer isso depois que passo pelas primeiras atividades do dia. Quando vou assistir vídeos de youtube, costumo começar pelos itens que já salvei para ver depois. E assim tenho outras estruturas de apoio que me ajudam a tomar decisões.

Qual a sua próxima decisão?

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s