Resolver o problema dos clientes… e os seus daqui 6 meses?

Quando a gente fala em pensamento de longo prazo, é também dizer que a visão precisa deixar de ser imediatista.

Você pode achar uma solução rápida para um determinado problema, mas entenda que talvez daqui seis meses você precise ainda lidar com essa determinação.

E pode ser pior.

Quando a gente diz que vai usar uma solução X para atender um cliente em específico, precisa cuidar uma coisa. Se o caminho escolhido for considerado uma exceção, precisamos documentar muito bem essa decisão, para evitar que a solução seja replicada em outros clientes.

Parece algo bobo, mas é importantíssimo entender este movimento. É algo que falamos muito no Lean na Prática, sobre como documentar e organizar o trabalho, mas sempre vale reforçar.

A decisão de não fazer essa documentação ou não considerar como um risco, está diretamente conectada com que tipo de empresa você quer ser:

  1. uma empresa escalável e padronizada?
    ou
  2. uma empresa baseada em serviços entregues de forma única e focada em personalização e repetição?

Mesmo que eu tenha uma empresa puramente de serviços, eu vou buscar operar com o modelo 1. Quero entender formas de reuso, padronização e componentização, que me habilite a operar com aprendizado em diferentes projetos e habilite mais rapidez para resolver problemas.

Aqui tem conexão direta com aprendizado compartilhado e formas de como a empresa gere conhecimento.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s