Quando penso em ajudar pessoas na organização de tempo, uma das principais sugestões que passo é sobre o anotar o que está acontecendo. Anotar onde fizer sentido. Normalmente conto sobre meu caminho passando por ferramentas físicas e depois para digitais e hoje como eu fico me organizando.
E aí muitas pessoas vem sempre com uma conclusão clássica, de que este movimento é para poder lembrar. E eu sempre repito, que escrever serve para você poder esquecer.
Esquecer, para limpar espaço e criar espaço para outra história e novos movimentos. Ao que realmente importa. Sabe o que precisa ser feito hoje? Você pode achar isso em algum lugar. Não precisa estar dentro da sua cabeça.
Lembrar os compromissos da semana? Agenda. Talvez tenha uma agenda daqui duas semanas? Agenda também, com alguma marcação que ajude você a entender que o compromisso precisa ser confirmado.
O grande desafio é você praticar e moldar o seu sistema. Se você vai ter um journal, para anotar além das lembranças mais operacionais, também pode anotar pensamentos, reflexões e o que mais fizer sentido para você.
Um blog é uma destas formas. Quais podem ser outras? Quais podem fazer sentido para você documentar e esquecer?
— Daniel Wildt
Extra: esquecer é uma metáfora, não uma certeza. Parecido com o meu lance de ser inútil. Na prática escrever é documentar. Fica fácil de lembrar quando você precisar.
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!
Um pensamento sobre “Escreva para esquecer”