O jogo é feito para ser jogado.

Todo jogo possui regras. Alguns falam sobre tempo de jogo, pontuação, pessoas. Se for para montar empresas, também vai ser possível ver regras. Impostos, formas de contratar, estruturas para gerir, e assim vai.

E um jogo se joga de duas formas, no ecossistema (abundante) ou no ego sistema (escassez).

No ecossistema, estamos atuando para melhorar algo. Se o seu produto é de um determinado nicho, você atua para desenvolver aquele nicho. Quanto mais pessoas atuarem no nicho, mais oportunidades você vai ter para crescer e para estabelecer o nicho no local onde você estiver.

Ser a única coisa em determinado nicho pode ser interessante por um período, mas talvez você seja destruído na chegada de um novo concorrente que aprende a fazer o que você já faz de forma muito mais eficiente. Com algum diferencial que você não tem.

Tem um jogo de custos, mas também tem um jogo de valor gerado, de dor que é resolvida. Sempre vai ter. Olhe para o lado, veja o que acontece. Cuide da qualidade do seu serviço, tenha cuidado com as pessoas.

O problema é quando se faz um jogo de ego sistema. Quando você nem entrou na partida mas se preocupa com o que os outros tem que você não tem. Quer saber o que os outros vão ganhar, garantir o que você vai ganhar, ao invés de pensar no que o ecossistema pode ganhar.

O jogo é infinito para quem pensa sistemicamente.
Se não é o seu caso, se prepare para cair.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

2 pensamentos sobre “O jogo é feito para ser jogado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s