Quando alguém está muito acelerado a gente por vezes tem que conter a pessoa.
Indicar que ela está muito a frente, e que precisamos que ela diminua a velocidade das ideias. Mais devagar, falar um pouco mais, muitas opções aparecem.
Por vezes, pode ser pura incomodação também… e a contenção está mais para impedir a pessoa de se jogar em um caminho que pode causar mais problemas do que soluções.
A palavra contenha também inspira expectativa. A gente espera que a pessoa querendo explicar algo ou contar alguma história contenha a capacidade de fazer o que precisa fazer.
O português é interessante por palavras que podem dizer diversas coisas em contextos diferentes. Conter uma pessoa pode ser um ato físico, ou apenas mental. Pode ser um ato solo, ou com outras pessoas.
Eu espero que você contenha espaço para viver e documentar as suas histórias. E que não precise nunca que as pessoas contenham você. Que você possa se expressar e pertencer. Que você tenha espaço para pedir ajuda e espaço para poder dizer como se sente.
Contenha a sua respiração. Não deixe que ela seja controlada por nada externo.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!