O que fazer quando as coisas acumulam?

Eu tenho rotinas ou padrões que aplico quando certas coisas acontecem. Quando coisas acumulam, posso escolher “deixar acumular” ou posso dizer que tenho que resolver pois aquele acúmulo vai me prejudicar.

Podem ser muitos emails, podem ser atividades de rotina.

No caso deste tipo de acúmulo, primeiro eu respiro. 🙂
Não foi a primeira vez e nem vai ser a última.

Depois que isso acontece eu costumo olhar a minha agenda e entender se eu consigo “liberar” espaço para poder dar conta do que está acontecendo. Por vezes, e nesta última vez está assim, vou precisar de uns 10 dias para “zerar”.

Isso me dá o quanto de paciência preciso ter comigo. E com as coisas que preciso conviver e resolver.

Esta paciência também me ajuda a entender onde tenho urgências. Onde preciso entender que vou precisar trabalhar mais, e talvez fazer mais horas que o normal. Não posso fazer isso sempre pois sei que vai prejudicar o dia seguinte, mas eventualmente sei que posso usar algum tempo extra, com contexto, para resolver algumas das situações.

Em sexta-feiras poderia normalmente fazer, aproveitando jogos de basquete, mas não vai poder acontecer hoje, pois tenho compromisso cedo no sábado e o dormir é prioridade.

Eu também deixo em uma lista de atenção o assunto me olhando diariamente, para saber que eu preciso avançar, progredir, até zerar. E aí nos espaços de progresso que tenho, vou resolvendo estes itens.

Novos itens entram quando? Depois do tempo de paciência que defino. Para entrar algo antes, somente se for algo realmente necessário.

E depois que passa o tempo de paciência? Eu entendo o que foi que aconteceu que fez aquilo acontecer, e me organizo para “fazer melhor” em próximas oportunidades. No caso desta vez, são coisas para melhorar na virada de mês. E no caso deste mês… a virada é mais “drástica” ainda porque tem virada de mês e de ano, feriado, o pacote completo. 😀

Diversão para o ganho de consciência de tempo.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s