Ou mais prática, simplesmente?
Faz um tempo, eu fiz uma palestra falando sobre expectativa, falando sobre estabelecimento de metas e resultados.
Tava assistindo ela novamente. E fiquei pensando sobre a parte da expectativa.
Eu busco definir sempre baixas expectativas, e pra dizer a verdade, tenho uma prática de esperar sempre o pior.
Um dos termos bonitos para esse negócio de baixas expectativas e pensar no pior é “fear setting“. Como se eu pudesse pensar nas piores possíveis e como eu poderia lidar com o problema.
Na prática, qualquer coisa que aconteça de positivo é importante para o desenvolvimento de qualquer jornada.
Ao mesmo tempo, esse jogo por vezes me impede de celebrar o que estiver acontecendo, pois estou sempre lembrando de algum objetivo que tenha. Talvez seja esse jogo das expectativas, ou da minha prática de basquete, que sempre me diz que o jogo só termina quando o cronômetro zera e a bola bate no chão. Enquanto isso não acontece, atenção total ao jogo.
Aí eu preciso me lembrar que celebrar tem menos a ver com expectativas. É apenas celebrar, consciente, sobre algum progresso que foi alcançado. E assim consigo manter o foco no presente.
Esse jogo de prática e resultado pede que a gente aprenda com a realidade. Para isso é preciso espaço para refletir, para iniciar.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!
2 pensamentos sobre “Menos expectativa, mais resultado.”