Quando falo sobre trabalhabilidade penso em quais habilidades podem ser colocadas em prática em um determinado contexto. Agora, imaginando que você faz parte de uma equipe, aí existe um movimento de como você opera com as outras pessoas ali presentes.
Você espera o trabalho? Espera que alguém lhe empurre o que precisa ser feito? Ou você busca o trabalho a ser realizado? Você…?
Tem gente que fica querendo comparar o valor financeiro que recebe com o trabalho que realiza. Se você recebe por hora trabalhada, essa conta se auto organiza conforme você executa o seu trabalho. Fez, recebe. Não fez, não recebe.
Agora, se você tem uma combinação de uma expectativa de conjunto de horas para receber um certo valor, você pode até ficar reclamando que as pessoas não lhe procuram. Só que isso só torna mais visível que as pessoas não conseguem perceber o valor que você pode gerar e entregar para elas.
Exercer sua trabalhabilidade é também se colocar disponível para apoiar pessoas em projetos e desafios que elas possuem. Da mesma forma, podem ter trabalhos onde uma determinada habilidade sua faria muito bem. Então é a hora de colocar em jogo e atuar.
Não espere receber um chamado. Se você vê um problema (ou oportunidade), e sabe apoiar para resolver, apareça! É uma forma de reforçar uma habilidade sua ou relembrar as pessoas da equipe onde você pode gerar valor.
Como você comunica para pessoas que estão na sua rede sobre habilidades que possui?
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!