Aprendizagem autodirigida deveria ser praticada desde cedo. Ou é… e a gente desaprende?

A curiosidade nasce conosco. A cada nova descoberta, a cada novo músculo ativado, a cada nova conexão e reflexão que se estabelece, estamos aprendendo. Estamos nos direcionando. Quando começamos a tentar fazer algo e persistimos, um desafio é criado internamente.

Só que conforme crescemos, podemos começar a pesar mais o que as pessoas pensam a respeito das nossas ações (que em muitos casos nem aconteceram ainda).

E aí?

Eu me lembro quando comecei a jogar videogames. Quando aprendi a me movimentar no skate. Quando aprendi sobre basquete. Quando aprendi a nadar. Quando aprendi sobre bateria. O aprendizado verdadeiro começou quando eu falhei fortemente em todas estas atividades. Na frustração veio a vontade de seguir, conseguir e ir além.

Nem sempre é assim, e não é assim para todo e qualquer assunto.

Mas quando você “clicar” em um assunto, em uma atividade, um desafio, aproveite cada momento. Explore, crie, estabeleça o seu processo. Eu aprendi que funciono com projetos e alguns jogos que me ajudam a manter cadência. Funciono me hackeando no “pelo menos“.

— Daniel Wildt

Venha junto! Consciência de tempo, projetos paralelos e apoio no seu caminho de aprendizagem, através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Olha também a newsletter e projetos do agora.

One response to “Aprendizagem autodirigida deveria ser praticada desde cedo. Ou é… e a gente desaprende?”

  1. Avatar de Eu consigo ficar quieto. E assim entendo que farei mais. – daniel wildt
    Eu consigo ficar quieto. E assim entendo que farei mais. – daniel wildt

    […] oportunidade de pensar nas suas prioridades de aprendizagem, use estas oportunidades! Tome conta do seu processo de […]