Se você tenta ser viável, saiba que você está no meio de um experimento. E tudo bem.

Um produto mínimo viável deveria ter simplicidade junto. Simplicidade nos termos dos princípios do manifesto ágil: a arte de maximizar o trabalho que não precisa ser feito.

Se estamos buscando fazer algo viável, estamos em um experimento. Estamos vivendo com suposições e um monte de restrições que nos travam ou nos habilitam.

O mínimo viável está tentando demonstrar algo, transformar uma suposição em certeza, transformar uma dúvida em suposição.

O mínimo diz respeito a urgência de rápida conexão com o mundo real. É o mínimo, não se demore. Esse nosso experimento pode dar errado. Precisamos aprender, e seguir em frente.

Uma temporada de um podcast pode ser um produto mínimo viável. Ainda assim pode ser uma entrega de valor. Um ebook pode ser um mínimo viável. Um crowdfunding que bateu algumas das metas pode ser também. Uma página de captura de emails de pessoas interessadas também.

E cada um destes experimentos nos permite avançar para o próximo, tornando cada vez mais real o que estamos propondo, e o viável vai crescendo, o mínimo vai deixando de ser mínimo e os riscos reais vão se apresentando. Riscos de negócio, técnicos e de viabilidade também.

Mas lembra… por muito tempo, serão experimentos.
Não se demore.

— Daniel Wildt

Extra: falando em princípios, confere a campanha Aquele Princípio.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Um pensamento sobre “Se você tenta ser viável, saiba que você está no meio de um experimento. E tudo bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s