Habilidades e experimentação. A trabalhabilidade e a experiência presente em prática.

Você pode e deve desenvolver novas habilidades. Deve fazer isso considerando o que sabe hoje, experimentando e aproveitando as oportunidades.

Eu comecei a minha carreira em tecnologia dando suporte para pessoas em tecnologia. Por vezes tinha que escrever e descrever procedimentos de como as pessoas deveriam resolver determinado problema. Por vezes estava apoiando pessoas que estavam apoiando o público da empresa. Precisava ter paciência mesmo que fosse algo “óbvio” para ser considerado.

Essa foi uma habilidade desenvolvida, que iniciou quando resolvi ser monitor da disciplina de algoritmos, disciplina que quase me fez desistir da área de tecnologia.

E o que isso tem a ver com trabalhabilidade?

Quando fui trabalhar desenvolvendo software comercial, eu precisava atender clientes também, receber demandas, identificar e resolver problema. Esta habilidade nunca deixou de estar ali. Quando estava me desenvolvendo profissionalmente, usava canais de perguntas e respostas, fóruns, para poder apoiar outras pessoas nos seus desafios com programação, mas tecnologias que eu queria aprender.

A habilidade da escrita começa a tomar forma, e segue tomando.

No trabalho de criar soluções, passo a aprender sobre problemas, identificar os problemas, desenvolver a minha habilidade de fazer perguntas. De saber explorar e pensar a respeito de opções e possibilidades.

A cada novo desafio, uma nova habilidade se mostrava. E da mesma forma, ali eu tinha a chance de escolher o que queria ficar bom, e o que queria seguir aceitando a minha fragilidade… ao tempo que garantia que tinha alguém para me apoiar com o assunto.

Trabalhabilidade é um assunto sério. É o que remove o medo de tentar ao mesmo tempo que maximiza a nossa habilidade de dizer “não sei” ou “depende”, pois você começa a ser capaz de sentir que uma resposta não é tão simplista e precisa de mais reflexão. Precisa de opções. Precisa de um pensamento e consciência de decisão.

No Empresa Mínima Viável, a gente fez uma junção com a Hostgator academy! E começamos uma conversa sobre carreira, habilidades e a tal trabalhabilidade!

E aí, o que vai escolher ser medíocre o resto da vida?

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

3 pensamentos sobre “Habilidades e experimentação. A trabalhabilidade e a experiência presente em prática.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s