Você ainda acredita em projetos com escopo fechado?

Não existe projeto de escopo fechado.
É assim que considero nos dias atuais.

Ou você compra algo na caixa, algo previamente definido por alguém. Ou você tem um projeto de escopo aberto.

Se você faz uma encomenda, provavelmente tem algum acerto sobre revisões possíveis, um limite. Ou um preço pré estabelecido que permite você mudar o quanto quiser. Não tem escopo fechado.

Se o projeto é de escopo fechado e inclui multa na hora de fazer entregas, ele é de escopo aberto… você só precisa ter muita grana disponível para ficar pagando multa. 😛

E aí pergunto… se entregar antes, cliente paga mais também? E se der mais lucro do que era esperado, tem premiação pra quem fez?

Esse vídeo gravado em 2018 fala um pouco sobre descoberta e como podemos trabalhar com projetos… e eu defendo que a gente pode até fixar algumas variáveis de projeto. Exemplo qualidade. Agora, a partir disso, podemos decidir se vamos flexibilizar tempo ou escopo. O dinheiro a ser investido vai variar também em relação a isso.

No final, o que se precisa estabelecer é uma relação ganha ganha, onde quem fornece o serviço quer fazer a melhor entrega e quem recebe também se torna disponível para garantir a fluidez do trabalho.

Como garantir que as entregas realizadas estão contribuindo com o resultado que era esperado originalmente? Vejo uma importância de termos direção e progresso.

Para este vídeo contei com o apoio de Felipe Freitag, excelente no processo de facilitação visual.

— Daniel Wildt
Quer apoiar o meu trabalho? Olha o meu projeto de crowdfunding http://apoia.se/dwildt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s