Uma coisa importante para melhorar a segurança da sua conta em qualquer sistema, é ativar autenticação de dois fatores. Depois que você faz isso no github, você não consegue mais usar email e senha para autenticar no github pelo terminal tipo conectando via https. Aí entram a configuração das chaves SSH para habilitar a conexão.
Primeira atividade é criar uma chave ssh, e para isso a gente lança um comando no terminal (doc). Aqui eu usei assim: $ ssh-keygen -t ed25519 -C "your_email@example.com"
Troca ali para o email que você usa para conectar no github. Eu gerei este comando dentro da pasta ~/.ssh
, dentro da home do meu usuário.
Com isso você vai gerar dois arquivos local com uma chave privada e pública. A partir disso vai poder carregar a chave pública dentro do github. Depois de rodar o comando ssh-keygen, vai existir um arquivo sem extensão (chave privada) e um arquivo com extensão .pub (chave pública). O conteúdo que existe dentro do arquivo pub é o que precisamos adicionar no github.
Na parte de configurações da conta do github a gente consegue adicionar chaves. A URL para acessar direto é a github.com/settings/keys. Ali você consegue indicar um nome e adicionar a chave pública.
Outra config importante de fazer localmente é acertar email e nome para quando você fizer os commits.
— Daniel Wildt
Extra: Configure a autenticação de 2 fatores na sua conta do github.
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!