Coletivo

Que pertence a várias pessoas. Essa é a definição.

E queria falar sobre liberdade um pouco.

Liberdade é um ganho coletivo. Logo… ela não é sua. Ela existe por causa das outras pessoas atuando com responsabilidade, que habilita esse fim.

Atuação em comunidade opera normalmente com esta forma. Ela existe por liberdade de troca de experiências, por troca de ações, de atuação, mas ela existe pela responsabilidade de considerar a existência e presença de um coletivo. Passa a ser parte dos nossos limites.

Quando a gente pensa em autonomia, é por esse caminho que a gente começa a andar. Você pode tomar suas próprias decisões? Tem independência moral ou intelectual? Até que nível? Autonomia permite diferentes estruturas que podem indicar o quanto conseguimos avançar em determinado assunto.

Saiba que sua autonomia opera junto com o pensamento de coletivo. Você pode querer mudar algo, mas na grande maioria dos casos, a mudança não acontece somente por você. A mudança precisa de mais pessoas, de uma comunidade.

De um coletivo.

E isso funciona para tudo, até para a vida. Se você vive em um local com alguma desigualdade, se você vive em locais onde as pessoas não conseguem exercer sua mínima vida dentro daquilo que podem controlar, o coletivo deveria atuar para melhorar estas condições. E quem tem capacidade de ações para melhorar o coletivo, tem que enfrentar… não adianta ficar sentado falando para outras pessoas que eles precisam aceitar e não ficar chorando. Só pra colocar um pouco de luz na conversa. 😛

Se você é percebido como liderança de algo, saiba que você consegue isso porque está cuidando de uma comunidade. Você deveria ter senso de coletivo. E ter ação.

Tirando isso, sendo liderança sem consciência, você provavelmente será uma pessoa temporária, mas que vai ser lembrada por essa falta de senso do coletivo.

É uma escolha, que pede sua responsabilidade.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s