Nem a execução de outras pessoas.
Uma das coisas que acredito fortemente é no conceito “sim e”. Ele permite que você construa em cima das ideias existentes (build on top). Essa é uma estratégia que permite funcionar de forma ecológica, mantendo um ecossistema existindo e sendo positivo na forma de atuação. Essa frase já derruba muitas estruturas que atuam simplesmente buscando destruir, dividir e separar pessoas e comunidades. Não falo sobre elas nem dialogo com elas.
Incrível como ainda em 2021 vejo pessoas falando sobre morte de métodos e práticas para conseguir mostrar que algo pode ser melhor ou diferente.
Se é melhor mesmo, não é só falar sobre o que você faz? Qual é o medo?
E aqui o meu recorte é bem específico quando alguém diz que agora é a hora de X, e portanto hora de matar Y.
Atuando com as metodologias ágeis desde 2003, iniciando pelo eXtreme Programming, é constante um caminho de ver “métodos” matando métodos, posicionando como balas de prata, que “salvam”.
O ponto é que muitas vezes pessoas usam métodos para lutar contra moinhos de vento e não contra os problemas reais, que costumam estar em volta das mesmas pessoas e grupos que não conseguem se movimentar nem refletir sobre sua própria prática.
Métodos e ferramentas não salvam equipes, nem empresas. Nem tecnologias fazem esse papel. Tecnologias não transformam. Pessoas fazem isso. Pessoas matam empresas, assim como podem criar e crescer negócios para o sucesso. Pessoas escolhem tomar decisões. Ou escolhem não tomar decisões, o que pode ser pior ainda. Se planejar pode ser ruim, não ter um plano é pior ainda.
Quando falo da gente destruir o nosso próprio processo, falo sobre causarmos melhorias no nosso processo onde o resultado pode ser a transformação do que fazemos. Mudança de posicionamento, deixarmos de fazer o que originalmente fazíamos em virtude de uma percepção do mercado que atendemos e nos posicionamos. Existem inúmeras formas de inovação disponíveis, que podem ajudar a causar um movimento em direção a mudança e melhoria.
Crie em cima, colabore e evolua. Você precisa do que existe para avançar.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!
Um pensamento sobre “Destrua o seu posicionamento e a sua prática. Não sua comunidade.”