Como faz? Faz igual. Claro, se Scrum fizer sentido para o seu trabalho.
Tudo começa com a missão do projeto. Onde se quer chegar?
A fim de atingir a missão, um conjunto de coisas precisam ser realizadas. Chamamos esse conjunto de itens de um backlog. É uma lista de coisas que precisam ser feitas pensando em atingir a missão. Esta lista deve estar sempre priorizada. E vai mudar algumas vezes (muitas) ao longo do projeto.
Para realizar o trabalho, a equipe escolhe uma cadência para trabalhar. Algumas equipes trabalham com ciclos semanais, quinzenais, algumas até mensais.
No início de cada ciclo, a equipe escolhe parte da lista do backlog para trabalhar. Diariamente, a equipe se reúne para entender o que está acontecendo, o que precisa ser feito e o que está bloqueando o trabalho. É uma reunião curta, onde somente fala quem tem algo para dizer.
Ao final do ciclo de trabalho, a equipe demonstra o trabalho novo realizado para fins de revisão e apreciação do progresso. E depois disso a equipe organiza uma retrospectiva para rever e melhorar o seu processo de trabalho.
O guia do scrum é bem simples para demonstrar o que alguma equipe precisa fazer. O mais relevante para isso está nos princípios e valores que entendo ser a parte mais complicada de ser entendida e praticada.
O fato é que equipes baseadas em rotina e trabalho repetitivo provavelmente não precisam de ciclos de trabalho iterativos e incrementais. Meio que o trabalho está posto e deve acontecer do jeito que é organizado. O que pode ser sempre aproveitado é a estrutura de comunicação e de melhoria contínua.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!