Quando alguém me fala que não tem perfil empreendedor, que quer ser apenas uma pessoa empregada em uma empresa e colaborar, penso em como mostrar para a pessoa que na verdade não existe a possibilidade de não desenvolver algumas características de uma pessoa empreendedora.
A discussão pode seguir sobre ser uma pessoa empresária / dona de uma empresa ou não. E neste caso o jogo envolve outras habilidades e recursos também. Principalmente, dependendo do estágio da empresa, recursos financeiros.
Neste jogo de ter empresa, você pode dividir responsabilidades e riscos. O que acaba sendo muitas vezes a forma de trazer e dividir o trabalho e organizar o funcionamento da empresa.
Quando falo em empreender, penso muito em “dedicar energia para algo”. Em iniciar, em dar o primeiro passo. Em se colocar responsável sobre algo. E buscar progresso. E não tem jeito. Qualquer coisa da sua vida que você decida fazer, você vai dedicar energia.
O Seth Godin fala muito sobre prática e sobre o processo de iniciar. Antes de entender se você vai ter empresas ou se vai trabalhar para empresas existentes, inicie coisas. Pratique por exemplo através dos seus projetos paralelos.
— Daniel Wildt
Extra: Artigo que inspirou essa reflexão: Not everyone is cut out for entrepreneurism – another business lie.
Extra 2: artigo do Seth Godin sobre a pessoa que inicia.
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!