Expectativa tem relação com esperar algo. Com desejar algo. Até com sonhos. E nas estatísticas existe uma que é sobre a expectativa de vida. Fiquei pensando no tempo de vida de expectativas.
Até quando dá para esperar?
Digo que o segredo da vida é ter baixas expectativas ou nenhuma expectativa. Só que isso dá muito trabalho. É muita expectativa achar que a gente consegue viver sem nenhuma expectativa.
Eu acho que falo assim porque já esperei demais por muita coisa. E muita coisa não mudou no final. Aí faz um tempo que tenho mudado meu jeito de operar. Acho que conecta quando comecei a ler sobre estoicismo. Seneca e outros autores me mostraram que o agora é bem mais complexo de se viver, mas também é mais completo.
Dado o que sei, como estou e onde estou, o que posso fazer?
Quanto tempo podemos deixar uma expectativa durar?
Um dia vai melhorar. Que droga de frase.
Estamos melhorando a nossa vida pouco a pouco. Gerundiando, droga também.
Quando penso em expectativas, eu trabalho para classificar os pensamentos em certezas, suposições e dúvidas. Em achar alguma forma de saber que estou tendo progresso. E trabalho mais ainda para acabar com o projeto. Qual a pior coisa que pode acontecer?
Eu posso morrer. Essa é a pior coisa que pode acontecer com qualquer plano, projeto ou expectativa que eu tenha. E isso de certo modo acalma.
— Daniel Wildt
Extra: Quanto ao lance de expectativas, tenho funcionado bem com o “pelo menos“. E se fosse fazer outro extra, deixaria a dica de você conhecer meu projeto Viva Seu Tempo. Tem telegram, tem news, tem livro, tem podcast, tem um curso já até.
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!
2 pensamentos sobre “Tem tempo de expectativa de vida. E o tempo de vida da expectativa, tem?”