Você revisa o trabalho de outras pessoas? O trabalho de revisão se conecta com colaboração e ele pode acontecer de forma síncrona ou de forma não simultânea. A revisão funciona com vários aspectos presentes: de prevenção, educação, humildade e respeito.
O trabalho de revisão serve para evoluirmos tecnicamente, serve para garantir o trabalho de outra pessoa. Podemos fazer isso de forma assíncrona, através de comentários ou perguntas para complementar o trabalho. Ou podemos fazer em par, inclusive garantindo que estamos aprendendo e contribuindo durante o progresso do trabalho.
A forma de fazer o trabalho de revisão pode ser exploratória, pode usar resultados de ferramentas de apoio/auditoria como base, e ainda pode ter um checklist que guia as perguntas e caminhos a serem percorridos.
O importante neste processo é desenvolver padrões e encontrar formas de entender que não estamos simplesmente “verificando” o trabalho de outra pessoa, mas também aprendendo sobre a técnica de outra pessoa, sobre forma de escrita, de estruturação e de construção do trabalho.
Fazer revisão do trabalho de outra pessoa é algo essencial e importante. Mais ainda se você conseguir funcionar no formato “sim e”. Também o que ajuda é conseguir entender que esta atividade tem um fim de criação de conhecimento, além do trabalho de validar e confirmar o trabalho realizado.
— Daniel Wildt
Extra: Lembre que nem tudo é colaboração.
Se você quer acompanhar minha jornada de conteúdo, participa do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.