Você consegue funcionar no improviso, com o resultado da sua prática?
Ou está repetindo e copiando de outros lugares? Do “by the book“?
Uma das coisas que mais aprendo com a prática de consultoria e projetos “pressão” foi entender como ganhar contexto rápido sobre o que está acontecendo.
A leitura de código e diagramas me ajudou muito também neste sentido, mas o que trago aqui é um assunto que só acontece com a prática. O repertório precisa estar em você. A capacidade de improviso, de atuar no agora, só vem se você estiver em prática.
E aí eu chego de volta ao assunto do post.
A cópia é uma bela homenagem sempre e as referências também, mas é importante você trazer para o dia a dia o seu processo de prática com as suas descobertas. O que tem ressoado para você?
O fato é que a gente quando começa a operar com o que o mundo está nos trazendo, precisamos colocar nosso repertório para funcionar, e este “improviso consciente” é uma das formas de atuação mais interessantes. Saberemos resolver problemas de melhores formas, poderemos trazer perguntas e contribuições de forma mais presente.
Opere no mundo “sim e“, adicionando em cima do que é trazido para você. E neste processo, encontre o seu processo de prática e de expressão da sua prática.
O mais importante sobre trazer seu repertório para o jogo e operar no presente, é saber que perguntas você vai trazer, e menos sobre quais “suposições” você vai jogar como “certezas” nas pessoas.
Encontre o seu jeito de funcionar. E ajude pessoas neste caminho também.
— Daniel Wildt
Você pode apoiar minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Perguntas e reflexões para trilharmos nossos caminhos, com tranquilidade!
4 pensamentos sobre “Você é repentista? Precisamos de repertório para funcionar no presente.”