Esse deveria ser o único assunto ensinado nas escolas, a única busca. Ao terminar o tempo de escola, cada pessoa deveria ter clareza de como ela aprende. De quais tipos de recursos são melhores para o aprendizado. De quais estilos de projetos e equipes ajudam mais no fazer e no aprender. É só isso.
O aprender envolve gostar de OPERA:
- Oportunidades: O que você pensa em aprender? Quais assuntos você está pensando em saber mais? O que está ganhando força? Consegue priorizar?
- Projetos: Quantos projetos ao mesmo tempo você consegue operar? Quais serão as cadências que você disponibiliza para alcançar progresso em cada projeto?
- Especialidades: Quais serão as especialidades que precisam ser colocadas em prática? Quais você vai usar, quais você vai aprender/desenvolver? Quais você precisa de ajuda (aqui entra o que você não quer aprender)? Aqui também entram que pessoas precisam estar com você neste projeto. Podem ser pessoas que vão resolver partes do projeto ou vão ensinar você sobre alguma das necessidades.
- Recursos: O que você tem disponível para rodar o projeto? Aqui pode servir para pensar em coisas a serem adquiridas, mas o meu ponto sempre é começar projetos com o que tenho. O que pode ser adquirido apenas com tempo e dedicação é conhecimento, que conecta nas especialidades.
- Aprendizados: Ao final de um projeto, o que você espera aprender?
— Daniel Wildt
Você pode apoiar a minha jornada de conteúdo através do projeto A Filosofia da Tranquilidade! Venha conhecer mais a minha iniciativa!
Extra: dá uma olhada no projeto desenlatar.
5 pensamentos sobre “Se somente puder aprender alguma coisa, aprenda como você aprende.”