Quando você diz para uma pessoa o que ela precisa fazer e como ela precisa fazer, você até pode dizer que está colaborando com o crescimento profissional da pessoa.
Afinal, a pessoa consegue modelar o seu jeito de organizar trabalho, sua maneira de priorizar, sua maneira de preparar o que precisa ser feito. Eu aprendi muita coisa vendo outras pessoas fazendo e até copiando o jeito delas realizarem determindo trabalho.
Agora… não diga que está em colaboração.
Antes de chegar neste estágio, você vai sair da função de dizer o que precisa ser feito para evoluir e poder argumentar mais ainda sobre o que precisa ser feito, quase que vendendo. Depois disso você vai passar para um outro estágio, de consultar a pessoa sobre a opinião dela, ajudando na formulação de perguntas, criando a capacidade de perguntar e entender motivação. E importante: tudo isso acontece sem obrigação de se aproveitar nada da consulta.
Quando eu estou em aprendizado passo por situações deste tipo. Só que logo quero começar a fazer e desafiar o modo como é feito. Quero juntar outros conhecimentos que tenho e que adquiri para ver o que pode acontecer.
A partir deste momento, você evolui e começa a entrar em acordo nos assuntos. Você já tem repertório e capacidade de argumentar. A partir deste momento você pode dizer que está em colaboração.
Novamente, para não deixar dúvidas! Deixar eu te explicar exatamente o que precisa ser feito, para você ganhar tempo, pode ser uma forma de eu colaborar com a sua carreira e seu trabalho, seu aprendizado. Mas não se engane, não estamos colaborando. Eu estou dizendo o que você precisa fazer.
Isso pode funcionar em urgências, pode funcionar nas primeiras vezes. E deu.
E se tem algum problema ser assim? Não. Apenas o fato de sermos humanos com capacidade de raciocínio. Uma hora as pessoas vão cansar, e vão procurar equipes onde elas podem pensar, e serem valorizadas por isso.
Colaboração envolve troca, aprendizado e crescimento conjunto. Colaboração envolve desafios comuns. Colaboração envolve interdependência.
— Daniel Wildt
3 pensamentos sobre “Se você diz o que precisa ser feito, você pode até estar colaborando, mas não está em colaboração.”