Pessoas criam expectativas, geralmente (ou sempre?).
Quem organiza, tem que organizar para gerar limites e objetivos.
Por vezes queremos criar expectativas usando gatilhos de escassez e urgência, mas eu estou evitando ao máximo gerar este tipo de sentimento quando ofereço algo.
O que vamos alcançar quando terminarmos uma reunião ou evento? O que queremos proporcionar? São expectativas ou objetivos?
Expectativa é um evento considerado o mais provável de acontecer. Isso é diferente de um evento onde temos uma programação e temos um conteúdo para ser entregue.
Podemos ter expectativa de como as pessoas vão receber um conteúdo, e isso pode ser avaliado durante o evento e posteriormente, por pesquisas de satisfação e outros checks.
Isso é diferente de atuar em modo surpresa, pensando em dinâmicas, ferramentas e condução de alguma atividade. Temos que saber o que vamos aplicar e o objetivo de cada aplicação.
Está no nosso controle, enquanto organização, estabelecer objetivos. Um pensamento de jornada pode apoiar neste jogo de estabelecimento de objetivos, pensar em quem precisa participar e de que forma.
E sabe que até penso que pode ser legal pensar em expectativas? Só que penso em deixar muito claro sobre o que não esperar.
— Daniel Wildt
Extra: evite escassez, prefira abundância.