Mente aberta

Mente aberta envolve uma pessoa tolerante e capaz de não julgar de uma maneira imediata outras ideias, crenças e possibilidades de decisões. Envolve uma busca por ideias, opções e critérios para validar diferentes abordagens para em seguida organizar escolhas.

Mente aberta permite que você construa novos conhecimentos, menos porque você está “desaprendendo” tudo o que sabe, mas porque você consegue desafiar tudo o que faz e o que sabe trazendo novos conceitos, novos olhares.

Mente aberta envolve escutar novas histórias, envolve abrir tempo na sua agenda para uma leitura “diferente” das suas normais, para começar a aprender um mínimo sobre um novo assunto.

Mente aberta envolve uma capacidade de escuta, e até de conseguir conjugar ideias diferentes dentro de um mesmo espaço, tentando encontrar relações e percepções que podem ser agrupadas. Se você se percebe mediando ou facilitando espaços, escolha ter uma mente aberta.

Ah, ideias e opções são diferentes de restrições. Você pode começar um trabalho organizando restrições de recursos, tempo, finanças, pessoas… e a partir disso organizar o trabalho organizando ideias e opções que podem ser relacionadas ao tema, assim como os critérios que podem apoiar na sua tomada de decisão.

Ah, você sempre vai julgar. Vai julgar em cima do que você sabe atualmente. O jogo é conseguir postergar os julgamentos. E organizar seu processo de pesquisa para abrir campo e poder organizar os seus aprendizados. Parte você vai manter, parte você vai duvidar, parte você vai trazer para os seus conceitos.

— Daniel Wildt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s