Venho conversando sobre Scrum em um grupo de telegram desde o início de 2020, e neste período pude rever conteúdos meus publicados anteriormente, criar um treinamento gratuito e até escrever um eBook sobre o mesmo assunto.
Dentro destas reflexões passei por um material de estudo de 2017 sobre escala de equipes. E relembrei um outro material que publiquei em 2008. Automaticamente pensei em documentar este processo, e integrar com a gestão de conhecimento em diferentes estruturas.
Organizei um evento em outubro 2020 sobre alguns assuntos para tratar sobre conhecimento, gestão de equipes, entregas e sincronia de equipes. Estes foram os tópicos:
- Como organizar conhecimento dentro da equipe?
- Como organizar conhecimento entre equipes? E o aprendizado?
- Uma equipe precisa crescer? Existe uma regra?
- Como garantir sincronia entre as equipes? Travas ou confiança?
- E a entrega como fica?
É muito interessante lembrar que uma equipe precisa de fluxo e que o trabalho da equipe vai rodar em volta de algumas atividades:
- Reabastecer o que precisa ser reabastecido no fluxo da equipe. Precisa terminar algum trabalho para habilitar o trabalho de outra equipe? Precisa preparar mais trabalho?
- Desbloquear o que estiver travando a equipe. Este trabalho deve ser possível de ser feito por diversas pessoas da equipe.
- Encaminhar novos problemas e tratar dentro da equipe. Identificar a necessidade de mudar algum planejamento ou organizar para que o trabalho possa ser priorizado adequadamente.
- Revisar como podemos melhorar como equipe. E como transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Isso acontece formalizando como procedimento da equipe algum comportamento positivo ou criando algum plano de ação para corrigir / mitigar alguma questão.
— Daniel Wildt
Um pensamento sobre “Como lidar com entregas e conhecimento em muitas equipes?”