Ter foco no cliente, liderança, engajar pessoas, ter processos que conectem as pessoas ao seu propósito, melhoria contínua, tomar decisões baseadas em evidências e aprendizados com o mundo real. E para fechar, cuidar das relações que você desenvolve, com as pessoas que ajudam você ao alcançar os objetivos dos projetos. Cuidar das interações entre pessoas é importante.
Sabe qual o lance desta definição de agilidade? É que acabei de listar os 8 princípios de qualidade da ISO 9001:2015.
E aí?
E aí que este tipo de discussão que me faz tirar a energia quando estou tendo que discutir com alguém que fala que não vê valor nas metodologias ágeis. Só que quando eu trago por exemplo este conjunto de princípios, as mesmas pessoas balançam a cabeça positivamente e estão prontas para embarcar e fazer acontecer um projeto que tenha estas características.
Estamos falando do que? Medo? Receio de perder poder?
Qual é a dificuldade real para aceitar que precisamos melhorar continuamente, que precisamos atuar em equipe, que precisamos ter consistência de entrega, que precisamos colaborar com quem se apresenta como clientes dos nossos projetos e que precisamos saber responder ao que se apresenta na nossa frente.
Eu gosto muito de sonhar e pensar em diferentes possibilidades. Só que sempre me lembro: a realidade sempre tem razão. 🙂
— Daniel Wildt
Extra: Princípios de Qualidade da ISO 9001:2015.