O que nos permite crescer o uso de um produto ou um serviço? Feedbacks. Eles podem acontecer através de medições automatizadas ou através de pesquisas.
O fato é que nunca deveríamos causar uma mudança sem ter alguma medição. Será que está pior, será que está melhor? Será que antes de mudar deveríamos buscar alguma estabilidade, uma base, para saber se devemos aumentar ou diminuir?
Lembro um caso clássico quando estava montando uma lista de emails. O mailchimp me perguntava que mercado estava relacionado a lista que estava montando. A partir disso ele sabia me dizer se as minhas taxas de abertura estavam parecidas com o mercado, abaixo ou acima. Isso me ajudava a cuidar sobre cadência de emails e testar diferentes conteúdos, claro, considerando que eu estava preocupado com crescimento da lista.
Vejo equipes criando muitos números de apoio, mas no modo como tenho pensado ultimamente penso que deveríamos ter poucos indicadores para basear o que devemos fazer para melhorar nossos produtos ou serviços. Isso olhando de forma geral. Pode ser que olhando áreas específicas de negócio a gente tenha indicadores mais específicos e até indicadores operacionais.
Exemplos de medições:
- Quantidade de clientes / assinantes
- Taxas de abertura de emails
- Pessoas que usam de forma recorrente
- Lucro
- Lucro e satisfação (CSAT + NPS)
- Receita recorrente mensal e churn (perda de clientes)
- Seguidores e Horas assistidas (caso youtube)
- Seguidores, pessoas presentes em transmissões e horas de transmissão (caso twitch)
Deveríamos organizar os próximos passos e metas olhando algum tipo de métrica que temos atualmente. Por vezes precisamos usar alguma medição alternativa que nos dê um cheiro de qual caminho devemos percorrer em seguida, enquanto trabalhamos para gerar novas métricas de apoio.
Evite ao máximo métricas de vaidade, tipo contar likes e seguidores (ainda mais se você compra seguidores e likes com mídia paga).
— Daniel Wildt
Extra: olha a história de analytics do kickstarter.