Algumas frases soltas e uma conexão entre a incerteza e a contínua vontade de melhorar. Ou como eu acabo vivendo meu dia a dia.
Incerteza envolve questionar, medir e aprender.
Questionar apóia a necessidade de cuidar de certezas, suposições e dúvidas (presente pra você lendo esse texto). De questionar constantemente assim como aprendemos através de refinamento de entendimentos e de aprendizados.
O processo de incerteza guia jornadas de inovação. Invalidar ideias também é parte do processo de inovar. Estamos buscando resultados, não necessariamente sucessos ou fracassos.
Inovação é algo ligado com evolução. No meu pensamento, evoluir é tranquilidade. É aumento da minha zona de conforto, é tornar qualquer coisa envolvida no processo mais simples, mais suave. É o meu pensamento sobre inovar. Convenções, princípios, cuidado.
Inovação envolve observar, perceber, ter abertura para discutir e refletir. Abertura permite mais pessoas interagindo. Observação habilita um funcionar sem julgamentos. O que você percebe? O que acontece é o que acontece.
A melhoria contínua envolve abertura para reflexão e para desafiar o estado atual. Importante entender também qual o motivo do desafio. Melhorar por melhorar, não parece ser uma estratégia. Melhorar deveria ter um alvo definido, assim como aprender precisa ter um alvo. E este alvo pode ser permitir que as pessoas tenham a possibilidade de melhorar o próprio trabalho, em um caso mais direto.
Inquietações e insights apóiam cuidado com a incerteza e ação para discutir e evoluir. Impacto pode servir como métrica para suportar decisões e caminhos.
Todo este movimento de pensamento em relação a incerteza e melhoria funciona como um balanço. Melhoria gera reflexão e necessidade de movimentação. A movimentação por vezes pode ser para um caminho que já percorremos em outros contextos, e aí pode facilitar. Só que existe a possibilidade de termos que percorrer caminhos que nunca foram trilhados.
A melhoria nos leva para caminhos incertos, e a única certeza é a capacidade de aprender e seguir em modo de reflexão. E claro, entender como você verifica se está avançando ou não.
Quais serão as métricas?
— Daniel Wildt
7 pensamentos sobre “Incerteza e melhoria”