Princípios, valores e o essencial do Scrum

Eu conheci sobre Scrum depois que eu aprendi sobre eXtreme Programming, e depois que eu aprendi sobre Lean Thinking e Pensamento Toyota. **

Tudo bem, aprendi sobre toyotismo na faculdade, mas eu não tinha prestado atenção suficiente nas aulas de sociologia. Por algum motivo, eu acreditava que saber codar seria o suficiente. Ainda bem que eu descobri cedo que estava muito errado. 😀

O fato é que todo assunto que começo a me aprofundar acabo caindo em princípios e valores. Toyota, Deming, Metodologias Ágeis (Agile Manifesto), Scrum, Ray Dalio, Small Acts, Done Manifesto, não importa, todo lugar eu encontro princípios e valores que ajudam a guiar uma determinada linha de raciocínio.

Eu tenho meu pensar sobre isso e volta e meio publico um pouco. Esse processo de pensar em princípios faz a gente começar a entender os nossos. Princípios servem para nos ajudar quando ainda não vivemos algo. Os nossos limites vão estar baseados em nossos princípios e valores presentes naquele momento. Depois você pode criar lógica e regras, e pode principalmente evoluir seus princípios e valores para fortalecer quem você é e quem você não quer ser.

Somei a essa pesquisa com a minha vontade de publicar treinamentos sob demanda. Logo veio a ideia de testar a udemy, algo que queria fazer por algum tempo e a ideia de fazer algo gratuito para começar. Tivemos nesta experiência mais de 1000 pessoas tendo acesso ao treinamento. Hoje ele não está mais publicado lá. Agora está em uma área de membros da Wildtech.

Sobre o conteúdo do treinamento, automaticamente me lembrei de uma frase de 2011, onde falo que eu não queria ganhar dinheiro ensinando somente Scrum, por considerar que é preciso olhar mais abertamente para o assunto e para o problema das metodologias ágeis, seja no processo de entrega frequente de valor e considerar que precisamos aprender e receber feedbacks do mundo real, usando técnicas diversas que eu encontrava no extreme programming e no pensamento lean.

E aí pronto, pensei. Vou fazer um treinamento sobre Scrum, mas não quero falar sobre cerimônias, não quero falar sobre papéis. Quero ir no que considero essencial. E aí veio a ideia de focar em princípios e valores e trazer o que considero relevante no aprendizado sobre Scrum e que apareceu formalizado mais recentemente no Guia do Scrum em 2017. No guia de 2020 o processo se fortalece ainda mencionando a presença do pensamento Lean na estrutura de pensamento. Sempre esteve lá, agora está escrito. Alguns muros foram derrubados nessa.

Somei a esta necessidade minha vontade de testar a twitch. Então comecei a fazer transmissões na TwitchTV, gravando o processo de fazer o treinamento acontecer. Foram ao todo 14 transmissões até chegar no dia de publicar o treinamento, e tendo ao final deste processo o treinamento publicado e um eBook relacionado ao assunto. Hoje o treinamento está em outra plataforma, por entender que tenho a chance de criar mais conexão com as pessoas participantes.

E essa é a história que quero deixar aqui documentada. Como podemos unir diferentes interesses e habilidades, testar abordagens de conteúdo e ainda gerar valor para sua comunidade. Eu me diverti muito fazendo este trabalho, também contando sempre com o apoio de quem está comigo no projeto de crowdfunding, que pode acessar todo o processo de gravação, do início até a publicação.

Então, reforçando:

  • quer acessar o livro? Leanpub.
  • quer apoiar o meu trabalho de conteúdo, e ver todas as gravações que faço durante o processo de produção? Apoia-se.

— Daniel Wildt

** O papo de Scrum veio pela primeira vez trabalhando em um projeto com o Alessandro Cauduro, durante algum final de semana, e ele me falando sobre a tal metodologia com o livro da Microsoft Press… isso lá por 2004/2005.

Extra: Posso dizer que para o meu interesse, o teste na udemy não foi legal. Seja por estrutura de comissionamento, mas principalmente por desconexão das pessoas que fizeram o curso. Acabei por optar mais recentemente (update de 2022) em ter uma área de membros para a Wildtech, situação que estamos usando atualmente. tenho mais flexibilidade para descontos e promoções, para acessos e conexão com a gestão da empresa. Agradeço o acesso e os testes e de algum modo retribui o apoio da Udemy neste período, afinal das mais de 1500 pessoas que levei nos treinamentos que publiquei por lá, várias devem ter sido usuários comprando a primeira vez. E geramos alguma receita neste período também, que pelo menos apoiou nos custos de produção dos treinamentos.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

3 pensamentos sobre “Princípios, valores e o essencial do Scrum

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s